Sinuca

Sinuca

A sinuca é seguramente um dos esportes mais praticados no Brasil, devendo perder apenas para o futebol. É difícil encontrar um vilarejo que não possua em seus bares uma mesa retangular, com bolinhas coloridas e tacos retilíneos espalhados sobre o pano verde.
Assim como aconteceu com o surfe e a capoeira, a sinuca também sofreu muito preconceito, chegando a ser confundida com uma prática de lazer e não de esporte. No final dos anos 70, com grande repercussão na Inglaterra e nos Estados Unidos, é que o snooker, começou a se organizar no Brasil. Os clubes das principais capitais começaram a realizar competições e se associaram para organizar o jogo e as regulamentações. Finalmente, em fevereiro de 1988, após muita luta de seus aficionados, ocorreu o reconhecimento oficial da sinuca como modalidade esportiva pelo Conselho Nacional de Desportos (CND), que atesta no documento: “Considerando que sua prática, exercida há séculos, está difundida pelo mundo com competições e torneios nacionais, internacionais e mundiais.
Considerando as solicitações da Federação Paulista de Sinuca e Bilhar e da Federação de Sinuca do Distrito Federal (…) resolve reconhecer a Sinuca e o bilhar como modalidades esportivas”; assina o documento Manoel J. Gomes Tubino, então presidente do CND. A partir desse ato, a sinuca se organizou no Brasil e criou-se a Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca, que concentra doze federações dos principais Estados do país.
Número de bolas: 8 (vermelha, amarela, verde, marrom, azul, rosa, preta e branca)
Dimensões da mesa: 2,84 m x 1,42 m. Tem seis caçapas
Como é o jogo: O objetivo é encaçapar as bolas coloridas, que seguem uma seqüência com pontuação predeterminada — a vermelha vale um ponto, a amarela vale dois e assim por diante. Se matar a bola “da vez”, o jogador pode matar outra fora da seqüência, mas perde pontos se errar. Vence quem tiver o maior placar quando todas as bolas forem encaçapadas
Curiosidades
Em um jogo de sinuca os jogadores andam em média 1,5 quilomêtros por hora
Sinuca é considerado um esporte de nobres em alguns países.
As regras brasileiras são praticadas somente no Brasil, pois a maioria dos países existem regras diferentes entre eles.
A sinuca é um dos esportes mais completos para os exercícios físicos. E que muitos médicos recomendam sua prática para pessoas enfartadas.
A sinuca é um esporte reconhecido pelo COB (Comitê olímpico brasileiro) e o COI (Comitê olímpico internacional) e no futuro deverá ser incluído nas olímpiadas.

Bola

– Inicialmente as bolas de sinuca eram feitas de marfim, porém, a sua procura desenfreada chegou a comprometer os elefantes. Felizmente a indústria norte-americana passou a produzir bolas mais baratas e de melhor qualidade a partir de resinas termo-ativadas obtidas em árvores. Atualmente as bolas são feitas de resinas especiais derivadas do petróleo.

O´Sullivan

– O inglês Ronnie O´Sullivan ganhou os campeonatos mundiais de 2001, 2004 e 2008. O jogador inglês é ambidestro o que complica a vida dos adversários. O´Sullivan já realizou nove tacadas máximas em sua carreira (igualando o feito a Stephen Hendry). Porém, a tacada máxima mais rápida do mundo é sua e demorou apenas 5 minutos e 20 segundos.

Pega flexível

– A forma como o jogador segura o taco influencia a sua maneira de jogar. Há quem prefira segurar com a ponta dos dedos ou então agarrá-lo com bastante força. Nenhuma dessas formas é aconselhável. O ideal é que o taco seja pego com a palma da mão e não com a ponta dos dedos. A pega também deve ser flexível, ou seja, quando o taco é puxado para trás, a pega abre, e quando o taco vai para a frente, a pega fecha. O mais comum é que o taco seja segurado entre 2 e 5 cm da ponta, mas isso pode variar dependendo da estatura do jogador.

Sinuca de bico

– Em um jogo de snooker, sinuca de bico significa uma situação de jogo em que a bola branca toca ou se aproxima do bico (contorno arredondado no canto junto às caçapas) e impede que o jogador acerte a bola visada em uma tacada direta (só com efeito). O termo virou um dito popular e é usado quando alguém está em uma situação difícil e sem saída. Diz a lenda que a expressão “sinuca de bico” surgiu quando um jogador, após perder tudo o que tinha em mesas de snooker, resolveu apostar sua filha de 14 anos na tentativa de recuperar o seu patrimônio. Na última jogada o seu adversário colocou a bola de bilhar entre os bicos da caçapa e bem atrás de outra bola. O jogador acabou tendo que entregar a sua filha e se matou.

Premier League

– Esta é uma competição independente e que não pertence às provas e nem ao Campeonato Mundial. O torneio distribui 200 mil libras de premiação e reúne os sete melhores jogadores do mundo. Uma das regras da competição é bastante curiosa: o jogador tem apenas 25 segundos para fazer cada jogada, ou seja, desde o momento em que a bola branca para ele tem 25 segundos para bater novamente nela sem sofrer penalização. Os jogadores que disputam a Premier League de 2009 são: Judd Trump, Neil Robertson, Ronnie O´Sullivan, John Higgins, Stephen Hendry, Marco Fu e Shaun Murphy.

O termo SINUCA
O termo sinuca é usado popularmente no Brasil, nos inúmeros, bares, salões e clubes etc. Muitas vezes para fazer referência a vários tipos de jogos de bilhar.

No entanto, em sua origem, o termo sinuca é um aportuguesamento do termo inglês “snooker”. Este jogo de “snooker”, ou sinuca no Brasil (que, com o tempo, sofreu também aqui um abrasileiramento de suas regras, que foram sendo alteradas à medida que se diminuia o número de bolas vermelhas com que era jogado), a um observador mais atento não pode ser confundido com os diversos jogos de bilhar existentes e que ganham muitos nomes conforme a região em que são praticados, e.g. mata-mata, bola 8, bola 9, vida, fuca, 21, carolina, etc. – muitos deles originados nos Estados Unidos e não na Inglaterra, como é o caso do snooker.

Portanto se conclui que sinuca/snooker é o nome específico de um determinado jogo (quer na regra inglesa, quer na regra brasileira), mas que, apesar dessa especificidade, às vezes é utilizado popularmente de forma genérica, para fazer referência a diversos tipos de jogos de bilhar (inclusive americanos). De tal sorte, poder-se-á ouvir um amigo convidar outro para jogar “sinuca”, quando, na verdade, ambos estariam indo jogar “bola 8”, ou outro jogo de bilhar qualquer jogado no Brasil.

Instruções para iniciantes: Horizontalidade do taco
O maior problema encontrado entre os iniciantes da sinuca é o mau posicionamento do taco, que geralmente é utilizado com a traseira muito elevada. Isso faz com que a bola branca seja forçada de cima para baixo, afundando no pano e desviando-se do alinhamento. Obtem-se um melhor desempenho se o taco for colocado o mais próximo possível da posição horizontal. Nota-se que os lances de execução mais complicada são aqueles em que a bola branca está colada ou encavalada, justamente por requererem o levantamento da traseira do taco.

Mas assim como não se deve levantar demais a traseira do taco, também não se deve baixá-la demais: no âmbito de se posicionar o taco horizontalmente, pode-se cometer o erro de baixar demais a parte de trás do taco, de tal forma que esta poderá bater na tabela no momento da execução da tacada desviando o taco da posição correta. Às vezes essa batida é muito sutil e pode nem ser percebida, mas qualquer toque, por mais sutil que seja, pode ser suficiente para fazer errar a jogada. Esse equívoco de baixar demais o taco é muito comum e acontece porque a tabela da mesa é mais alta que o plano onde as bolas rolam, fato que, com exceção de algumas jogadas, impede de se obter uma posição precisamente horizontal.

Daí se depreende que a horizontalidade do taco é uma questão bastante delicada, merecedora de um estudo atento por parte do praticante, que, à medida em que tenta colocar o taco o máximo possível na horizontal, não deve ultrapassar os limites que proporcionam a sua livre movimentação. É o fio da navalha.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

História
A história da Sinuca começa em 1875, durante um terrível período de intensas chuvas, na cidade de Jubbulpore na Índia. Mas como toda boa história existem controvérsias, existem relatos de países reivindicando a criação na Inglaterra, França, Espanha, Itália, China e outros. O próprio nome “sinuca” é um abrasileiramento do termo inglês “snooker”. Atualmente existem várias tipos de jogos como mata-mata, bola 8, bola 9, vida, fuca, 21, carolina, etc. – muitos deles originados nos Estados Unidos e não na Inglaterra, como é o caso do snooker.

Naqueles dias os oficiais Ingleses do Regimento Devonshire passavam muitas horas em volta de uma mesa de bilhar. Diversão era a ordem do dia para entreter e manter elevada a moral dos jovens rapazes. Um oficial subalterno, Sir Neville Chamberlain, buscando novas motivações, começou a fazer experimentações com as regras do bilhar.

Vários jogos foram inventados, criando as caçapas e envolvendo mais que as tradicionais três bolas de bilhar, surgindo diversas e novas modalidades. As variações agradaram aos jogadores e o inventivo Chamberlain começou a adicionar várias bolas coloridas, chegando, então, na forma básica do jogo hoje praticado.

Nas variações incluíram inicialmente 15 bolas vermelhas e mais 5 em diferentes cores; amarela, verde, rosa e preta, além da branca. O Snooker finalmente nasceu quando mais duas bolas foram adicionadas ao jogo: marrom e azul.
Então, a partir de 1880, o mundo passou a considerar a Inglaterra como inventora dessa nova modalidade desportiva. Em 1885, o grande jogador de bilhar John Roberts viajou para a Índia e foi apresentado a Chamberlain, contribuindo com a ampliação na divulgação do novo jogo.

Em 1926/27 Joe Davis ganhou, no primeiro campeonato mundial, o prêmio de £ 6,10, iniciando a era dos grandes prêmios no esporte do Snooker. Em 1986 Joe Johnson atingiu £ 70.000,00 em um único campeonato. Hoje os prêmios em campeonatos mundiais giram em torno de £ 3.000.000,00

Fonte: Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca

Glossário da Sinuca
Bico

– contorno redondo localizado no canto junto às caçapas.

Bola colada

– situação em que duas ou mais bolas paradas estão em contato ou a bola está em contato com a tabela.

Bola livre

– bola numerada que, em determinada situação do jogo,o atleta escolhe como sendo a bola da vez.

Bola na boca

– bola que para na boca da caçapa.

Caçapa

– bolsa feita de diversos materiais que recebe as bolas do jogo.

Cantar

– comunicar alto e em bom tom ao árbitro e ao adversário qual será a bola pretendida.

Cruzeta

– taco longo com ponteiro plástico que serve de suporte ao taco normal e é usado em situações especiais.

Dar branca

– encaçapar a bola branca.

Espirro

– quando o taco resvala na bola branca geralmente sem querer e sem obter o resultado desejado.

Giz para sola

– pequenos blocos coloridos usados para revestir a sola do taco com o intuito de melhorar o contato entre a sola e a bola, evitando o espirro.

Macê

– movimento que produz uma curva da bola branca e permite que esta contorne a outra bola ou o bico da tabela e atinja a bola visada.

Ponteira de taco

– extremidade fina do taco.

Prolongador

– objeto que se adapta ao taco e serve, temporariamente, para aumentar o seu comprimento.

Tabela

– laterais da mesa de sinuca.

Tacada contínua

– ato de encaçapar duas ou mais bolas em sequencia ordenada e contínua.

jQuery(function() { jQuery('#gallery a').lightBox(); });